Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 84.410, DE 22 DE JANEIRO DE 1980.

Revogado pelo Decreto nº 3.970, de 16.10.2001

Texto para impressão

Dispõe sobre a estrutura básica do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS .

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso das atribuições que lhe confere o artigo 81, itens III e V, da Constituição,

DECRETA:

Art 1º O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, autarquia federal criada pela Lei nº 4.229, de 1º de junho de 1963, vinculada ao Ministério do Interior, tem sede e foro na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, conforme dispõe o art. 63 da Lei nº 5.508, de 11 de outubro de 1968.

Art 2º A área de atuação do DNOCS compreende os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais, abrangida pelo Polígono das Secas e caracterizada como região semi-árida do Nordeste, cumprindo-lhe executar a política do Ministério do Interior, no que se refere a:

I - beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações;

II - irrigação;

III - radicação de populações em comunidades de irrigantes e em áreas integradas à reorganização e ao desenvolvimento agrário, através dos programas especiais de apoio à região semi-árida, inclusive fomento e expansão à aquicultura;

IV – subsidiariamente, outros assuntos que lhe sejam cometidos pelo Ministério do Interior, no Campo do saneamento básico, assistência as populações atingidas por calamidades públicas e cooperação com os Estados e Municípios.

Art 3º O Departamento Nacional de Obra Contra as Secas – DNOCS, compõe-se de um Conselho de Administração e de uma Diretoria Geral.

Parágrafo Único. As atribuições do Conselho de Administração estão definidas no Decreto nº 72.423, de 03 de julho de 1973.

Art 4º Os Órgãos que integram a estrutura básica da Diretoria Geral são os seguintes:

I - Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Diretor-Geral:

1. Gabinete

2. Procuradoria

3. Auditoria

4. Coordenadoria de Comunicação Social

II - Órgão de Supervisão Executiva:

Diretoria Executiva

III - Órgãos de Planejamento, Coordenação e Controle:

Diretoria de Planejamento

IV - Órgãos de Atividades Específicas:

1. Diretoria de Irrigação e Piscicultura

2. Diretoria de Cooperação Rural

V - Órgãos de Atividades Auxiliares

1. Diretoria de Administração

2. Departamento de Pessoal

VI - Órgãos Descentralizados

1. Diretorias Estaduais

2. Escritórios de Representação.

Art 5º As Diretorias Estaduais, em número de nove (9), terão as seguintes sedes e áreas de atuação:

I - 1 ª Diretoria Estadual, sede na cidade de Teresina (PI) e atuação em todo o Estado do Piauí;

II - 2 ª Diretoria Estadual, sede na cidade de Fortaleza (CE) e atuação em todo o Estado do Ceará;

III - 3 ª Diretoria Estadual, sede na cidade de Recife (PE) e atuação em todo o Estado de Pernambuco;

IV - 4 ª Diretoria Estadual, sede na cidade de Salvador (BA), e atuação em todo o Estado da Bahia;

V - 5 ª Diretoria Estadual, sede na cidade de Natal (RN) e atuação em todo o estado do Rio Grande do Norte;

VI - 6 ª Diretoria Estadual, sede na cidade de João Pessoa (PB) e atuação em todo o Estado da Paraíba;

VII - 7 ª Diretoria Estadual, sede na cidade de Palmeiras dos Índios (AL) e atuação em todo Estado de Alagoas;

VIII - 8 ª Diretoria Estadual, sede em Aracajú (SE) e atuação em todo o Estado de Sergipe;

IX - 9 ª Diretoria Estadual, sede em Montes Claros (MG) e atuação em parte do Estado de Minas Gerais, compreendida no Polígono das Secas.

Art 6º Os Escritórios de Representação serão em número de 2 (dois), com sede, respectivamente, em Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Art 7º A Diretoria Executiva tem por finalidade orientar, coordenar e supervisionar os Órgãos de Planejamento, Coordenação e Controle; de Atividades Específicas; de Atividades Auxiliares e as Diretorias Estaduais, bem como assegurar o funcionamento eficiente e harmônico do DNOCS.

Art 8º O Gabinete tem por finalidade assistir o Diretor-Geral em sua representação política e social, bem como prestar-lhe o necessário apoio administrativo.

Art 9º A Procuradoria tem por finalidade orientar, supervisionar e coordenar as atividades de natureza jurídica e promover a defesa dos interesses do DNOCS, nas esferas judicial e administrativa.

Art 10 A Auditoria tem por finalidade prestar assistência ao Diretor-Geral no cumprimento das normas de administração contábil e financeira, bem como orientar e fiscalizar a sua aplicação, em conformidade com as diretrizes da Secretaria de Controle Interno do Ministério do Interior.

Art 11 A Coordenadoria de Comunicação Social tem por finalidade promover, coordenar, executar e avaliar a política de comunicação social, no âmbito do DNOCS, em articulação com a Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério do Interior.

Art 12 A Diretoria de planejamento tem por finalidade desenvolver as atividades de planejamento, orçamento, modernização administrativa, processamento eletrônico de dados e documentação, bem como prestar assistência direta ao Diretor-Geral na elaboração dos planos plurianuais de desenvolvimento e dos programas anuais de trabalho.

Art 13 A Diretoria de irrigação e Psicultura tem por finalidade coordenar, supervisionar e orientar as atividades inerentes à elaboração de projetos do desenvolvimento rural integrados de áreas irrigadas, de execução de obras e de exploração e manutenção dos projetos de irrigação, e fomento e expansão da aquicultura, bem como desenvolver as pesquisas tecnológicas aplicadas aos programas do DNOCS.

Art 14 A Diretoria de Cooperação Rural tem por finalidade coordenar, supervisionar e orientar a elaboração de estudos e projetos, a prestação de serviços e execução de obras de apoio ao desenvolvimento do semi-árido.

Art 15 A Diretoria de Administração tem por finalidade dirigir e controlar os serviços relacionados com a administração financeira, de patrimônio, de material e de atividades auxiliares.

Art 16 O Departamento de Pessoal, Órgão Seccional do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – SIPEC, tem por finalidade controlar e executar as atividades concernentes à administração de pessoal.

Art 17 As diretorias Estaduais tem por finalidade executar os planos de estudo, obras, implantação e exploração de projetos de irrigação, bem como executar e desenvolver programas especiais de valorização rural, inclusive o fomento à piscicultura, diretamente ou sob regime de cooperação;

Art 18 Aos Escritórios de Representação compete representar o DNOCS nas respectivas áreas de jurisdição nos limites e condições fixadas pelo Diretor-Geral.

Art 19 A estrutura operativa dos órgãos relacionados no artigo 4º deste Decreto será estabelecida em Regimento Interno aprovado pelo Ministro de Estado do Interior, de acordo com o disposto no artigo 6º do Decreto nº 68.885, de 06 de julho de 1971, e no artigo 31 do Decreto nº 83.839, de 13 de agosto de 1979.

Art 20 O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS será dirigido por Diretor-Geral; a Diretoria Executiva, por Diretor Executivo; as Diretorias, por Diretor; a Procuradoria, por Procurador-Geral; a Coordenadoria por Coordenador; os Escritórios de Representação e o Departamento por Chefe, cujos cargos ou funções serão providos na forma da legislação pertinente.

Art 21 Os cargos em comissão e as funções de confiança atualmente existentes ficam mantidos até que sejam adaptados à nova estrutura estabelecida neste Decreto.

Art 22 Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogado o Decreto nº 73.159, de 14 de novembro de 1973, e demais disposições em contrário.

Brasília-DF, 22 de janeiro de 1980; 159º da Independência e 92º da República.

JOÃO FIGUEIREDO
Mario David Andreazza

Este texto não substitui o publicado no DOU de 25.2.1980

*