Presidência
da República |
DECRETO Nº 4.345, DE 26 DE AGOSTO DE 2002
Revogado pelo Decreto nº 9.761, de 2019 |
|
O
PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos
IV e VI, alíena "a", da Constituição, e
Considerando a Declaração Conjunta dos Chefes de Estado, presentes na Sessão Especial
da Assembléia Geral das Nações Unidas, realizada em 7 de junho de 1998, com a
participação do Brasil, para tratar do "Problema Mundial das Drogas";
DECRETA:
Art. 1o Fica instituída, na forma do Anexo a este Decreto, a
Política Nacional Antidrogas, que estabelece objetivos e diretrizes para o
desenvolvimento de estratégias na prevenção, tratamento, recuperação e reinserção
social, redução de danos sociais e à saúde, repressão ao tráfico e estudos,
pesquisas e avaliações decorrentes do uso indevido de drogas.
Art. 2o Este Decreto entra em vigor na data de sua
publicação.
Brasília, 26 de agosto de 2002; 181º
da Independência e 114º da República.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Alberto Mendes Cardoso
Este texto não substitui o
publicado no D.O.U. de 27.8.2002
POLÍTICA NACIONAL ANTIDROGAS
1. Introdução
O
uso indevido de drogas constitui, na atualidade, séria e persistente ameaça à
humanidade e à estabilidade das estruturas e valores políticos, econômicos, sociais e
culturais de todos os Estados e sociedades 1.
Suas conseqüências infligem considerável prejuízo às nações do mundo inteiro, e
não são detidas por fronteiras: avançam por todos os cantos da sociedade e por todos os
espaços geográficos, afetando homens e mulheres de diferentes grupos étnicos,
independentemente de classe social e econômica ou mesmo de idade
Questão de relevância, na discussão dos efeitos adversos gerados pelo uso indevido da
droga, é a associação do tráfico de drogas ilícitas e dos crimes conexos, geralmente
de caráter transnacional, com a criminalidade e a violência. Esses fatores ameaçam a
soberania do País e afetam a estrutura social e econômica interna, exigindo que o
Governo adote uma postura firme de combate a tais ilícitos, articulando-se internamente e
com a sociedade, de forma a aperfeiçoar e otimizar seus mecanismos de prevenção e
repressão e garantir o envolvimento e a aprovação dos cidadãos.
Um
fator agravante é a tendência mundial sinalizadora de que a iniciação do indivíduo no
uso indevido de drogas tem sido cada vez mais precoce e com utilização de drogas mais
pesadas. Estudos realizados no Brasil a partir de 1987, pelo Centro Brasileiro de
Informações sobre Drogas Psicotrópicas - CEBRID, confirmam o aumento do consumo de
substâncias psicoativas entre crianças e adolescentes no País. Segundo levantamento
realizado pelo CEBRID em 1997 2, o percentual de adolescentes do País que já
consumiram drogas entre 10 e 12 anos de idade é extremamente significativo - 51,2% já
consumiram bebida alcóolica; 11% usaram tabaco; 7,8% solventes; 2% ansiolíticos e 1,8%
anfetamínicos.
A
idade de início do consumo situa-se, entre 9 e 14 anos. A situação torna-se mais grave
entre crianças e adolescentes em situação de rua. Levantamento realizado em 1997 3,
em seis capitais 4 brasileiras, demonstrou que, em média, 88,25% 5
dessa população fez uso na vida de substâncias psicoativas, sendo que as drogas mais
usadas, três delas consideradas lícitas, foram o tabaco, os inalantes, a maconha, o
álcool, a cocaína e derivados.
Registram-se, também, problemas relativos ao uso de drogas pela população adulta e
economicamente ativa, afetando a segurança do trabalhador e a produtividade das empresas.
Estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, em
1993, mostra que 10 a 15% dos empregados têm problemas de dependência. O uso de drogas
aumenta em cinco vezes as chances de acidentes do trabalho, relacionando-se com 15 a 30%
das ocorrências e sendo responsável por 50% de absenteísmo e licenças médicas.
Além disso, o uso indevido de drogas constitui fator de elevação do número de casos de
doenças graves como a AIDS/SIDA (Síndrome da Imuno-Deficiência Adquirida) e as
infecções causadas pelos vírus B-HBV e C-HCV da hepatite, em decorrência do
compartilhamento de seringas por usuários de drogas injetáveis. Entre 1986 e 1999, a
proporção de usuários de drogas injetáveis (UDI), no total de casos de AIDS
notificados ao Ministério da Saúde, cresceu de 4,1% para 21,7%. No início dos anos 90,
esse percentual chegou a 25%.
Em
junho de 1998, o Excelentíssimo Presidente da República, participando de Sessão
Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas, Dedicada a Enfrentar Junto o Problema
Mundial da Droga, aderiu aos "Princípios Diretivos de Redução da Demanda por
Drogas" estabelecidos pelos Estados-membros, reforçando o compromisso político,
social, sanitário e educacional, de caráter permanente, no investimento em programas de
redução da demanda, para concretizar a execução das medidas descritas no art. 14,
parágrafo 4o, da Convenção das Nações Unidas Contra o Tráfico
Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas, de 1988 6. Na
oportunidade, reestruturou o Sistema Nacional Antidrogas - SISNAD, com a finalidade de
eliminar, no País, o flagelo representado pelas drogas.
O
SISNAD, regulamentado pelo Decreto no 3.696, de
21 de dezembro de 2000, orienta-se pelo princípio básico da responsabilidade
compartilhada entre Estado e Sociedade, adotando como estratégia a cooperação mútua e
a articulação de esforços entre Governo, iniciativa privada e cidadãos - considerados
individualmente ou em suas livres associações. A estratégia visa a ampliar a
consciência social para a gravidade do problema representado pela droga e comprometer as
instituições e os cidadãos com o desenvolvimento das atividades antidrogas no País,
legitimando, assim, o Sistema.
Ao
organizar e integrar as forças nacionais, públicas e privadas, o SISNAD observa a
vertente da municipalização de suas atividades, buscando sensibilizar estados e
municípios brasileiros para a adesão e implantação da Política Nacional Antidrogas -
PNAD, em seu âmbito.
Por mais bem intencionados e elaborados que sejam os planos, programas e projetos voltados
para a prevenção do uso indevido de drogas, os resultados obtidos em sua aplicação
serão de pouca objetividade caso não sejam acolhidos e bem conduzidos em nível de
"ponta de linha", ou seja, no ambiente onde predomina o universo de risco.
Sendo o Município a célula-máter da organização político-administrativa do Estado
Brasileiro, torna-se capital o papel que o atual momento histórico lhe reserva, pois é
neste que os fundamentos da Constituição - de cidadania, dignidade da pessoa humana,
valores sociais do trabalho e livre iniciativa - podem ser aplicados, à máxima
eficácia. É nele que reside a juventude, para com a qual há de se buscar o resgate
ético da dívida criada pelas gerações que a antecederam, por haverem permitido a sua
vulnerabilidade às drogas.
Sem dúvida, a melhor forma de levar a mensagem antidrogas ao jovem é municipalizando as
ações de prevenção contra as drogas. Isso significa levar ao município a ação de
conversa face a face, de aconselhamento olho no olho, onde avulta de importância a
organização de um Conselho Municipal Antidrogas.
Com a municipalização, viabiliza-se a necessária capilaridade do Sistema dentro do
território nacional e se potencializam as possibilidades de participação da sociedade
civil organizada nas ações antidrogas desenvolvidas no País.
Nesse contexto, a Secretaria Nacional Antidrogas - SENAD, o Departamento de Polícia
Federal (DPF) e outros agentes do SISNAD, elaboraram a PNAD no que tange à redução da
demanda e da oferta de drogas, que devidamente consolidada pela SENAD e aprovada pelo
Conselho Nacional Antidrogas - CONAD está apresentada a seguir.
A
Política observa o necessário alinhamento à Constituição no respeito aos direitos
humanos e às liberdades fundamentais de um Estado de Direito e está em consonância com
os compromissos internacionais firmados pelo País.2. Pressupostos Básicos da
PNAD
2.1. Buscar, incessantemente, atingir o ideal de construção de uma sociedade
livre do uso de drogas ilícitas e do uso indevido de drogas lícitas.
2.2. Reconhecer as diferenças entre o usuário, a pessoa em uso indevido, o
dependente e o traficante de drogas, tratando-os de forma diferenciada.
2.3. Evitar a discriminação de indivíduos pelo fato de serem usuários ou
dependentes de drogas.
2.4. Buscar a conscientização do usuário de drogas ilícitas acerca de seu
papel nocivo ao alimentar as atividades e organizações criminosas que têm, no
narcotráfico, sua principal fonte de recursos financeiros.
2.5. Reconhecer o direito de toda pessoa com problemas decorrentes do uso
indevido de drogas de receber tratamento adequado.
2.6. Priorizar a prevenção do uso indevido de drogas, por ser a intervenção
mais eficaz e de menor custo para a sociedade.
2.7. Intensificar a cooperação internacional de forma ampla, participando de
fóruns multilaterais sobre drogas, bem como ampliando as
relações de colaboração bilateral.
2.8. Reconhecer a "lavagem de dinheiro" como a principal
vulnerabilidade a ser alvo das ações repressivas, visando ao desmantelamento do crime
organizado, em particular do relacionado com as drogas.
2.9. Reconhecer a necessidade de planejamentos que permitam a realização de
ações coordenadas dos diversos órgãos envolvidos no problema, a fim de impedir a
utilização do Território Nacional para trânsito do tráfico internacional de drogas.
2.10. Incentivar, por intermédio do Conselho Nacional Antidrogas - CONAD, o
desenvolvimento de estratégias e ações integradas nos setores de educação, saúde e
segurança pública, com apoio de outros órgãos, visando a planejar e executar medidas
em todos os campos do problema relacionado com as drogas.
2.11. Orientar ações para reduzir a oferta de drogas, por intermédio de
atuação coordenada e integrada dos órgãos responsáveis pela persecução criminal,
dos níveis federal e estadual, permitindo o desenvolvimento de ações repressivas e
processos criminais contra os responsáveis pela produção e tráfico de substâncias
proscritas, de acordo com o previsto na legislação.
2.12. Fundamentar no princípio da "Responsabilidade Compartilhada" a
coordenação de esforços entre os diversos segmentos do Governo e da Sociedade, em todos
os níveis, buscando efetividade e sinergia no resultado das ações, no sentido de obter
redução da oferta e do consumo de drogas, do custo social a elas relacionado e das
conseqüências adversas do uso e do tráfico de drogas ilícitas e do uso indevido de
drogas lícitas.
2.13. Orientar a implantação das atividades, ações e programas de redução
de demanda (prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social) e redução de
danos, levando em consideração os "Determinantes de Saúde", entendidos como:
renda familiar e nível social; nível educacional; condições ocupacionais ou de
emprego; meio ambiente físico; funcionamento orgânico (biológico); herança genética;
habilidades sociais; práticas de saúde pessoal; desenvolvimento infantil saudável e
acesso ao sistema de saúde.
2.14. Orientar o aperfeiçoamento da legislação para atender a
implementação das ações decorrentes desta política.
2.15. Definir as responsabilidades institucionais dentro das estratégias e
ações decorrentes desta política, tarefa essa que caberá ao CONAD.
2.16. Experimentar de forma pragmática e sem preconceitos novos meios de
reduzir danos, com fundamento em resultados científicos comprovados.
3. Objetivos da PNAD
3.1. Conscientizar a sociedade brasileira da ameaça representada pelo uso
indevido de drogas e suas conseqüências.
3.2. Educar, informar, capacitar e formar agentes em todos os segmentos sociais
para a ação efetiva e eficaz de redução da demanda, fundamentada em conhecimentos
científicos validados e experiências bem sucedidas.
3.3. Sistematizar as iniciativas, ações e campanhas de prevenção do uso
indevido de drogas em uma rede operativa de medidas preventivas, com a finalidade de
ampliar sua abrangência e eficácia.
3.4. Implantar e implementar rede de assistência a indivíduos com transtornos
decorrentes do consumo de substâncias psicoativas, fundamentada em conhecimento validado,
com a normatização funcional mínima, integrando os esforços desenvolvidos no
tratamento de dependentes e abusadores.
3.5. Avaliar sistematicamente as diferentes iniciativas terapêuticas
(fundamentadas em diversos modelos) com a finalidade de promover aquelas que obtiverem
resultados favoráveis.
3.6. Reduzir as conseqüências sociais e de saúde decorrentes do uso indevido
de drogas para o indivíduo, para a comunidade e para a sociedade em geral.
3.7. Coibir os crimes relacionados às drogas no sentido de aumentar a
segurança do cidadão.
3.8. Combater o tráfico de drogas e os crimes conexos, através das fronteiras
terrestres, aéreas e marítimas.
3.9. Combater a "lavagem de dinheiro", como forma de estrangular o
fluxo lucrativo desse tipo de atividade ilegal, no que diz respeito ao tráfico de drogas.
3.10. Reunir, em órgão coordenador nacional, conhecimentos sobre drogas e as
características do seu uso pela população brasileira, de forma contínua e atualizada,
para fundamentar o desenvolvimento de programas e intervenções dirigidas à redução de
demanda e de oferta de drogas.
3.11. Garantir rigor metodológico às atividades de redução da demanda por
meio da promoção de levantamentos e pesquisas sistemáticas.
3.12. Garantir a inovação dos métodos e programas de redução da demanda.
3.13. Instituir sistema de gestão para o planejamento, acompanhamento e
avaliação das ações de redução da demanda, garantido o rigor metodológico.
4. Prevenção
4.1. Orientação Geral
4.1.1. Estimular a parceria entre os diferentes segmentos da sociedade
brasileira, decorrente da filosofia da "Responsabilidade Compartilhada" e
apoiada pelos órgãos governamentais federais, estaduais e municipais.
4.1.2. Descentralizar a execução desta política, no campo da prevenção ao
nível municipal com o apoio dos Conselhos Estaduais Antidrogas. Para tanto, os
municípios devem ser incentivados a instituir e fortalecer o seu Conselho Municipal
Antidrogas (COMAD).
4.1.3. Orientar para a promoção dos valores morais e éticos, da saúde
individual, do bem-estar social, da integração sócio-econômica, do aperfeiçoamento do
sistema familiar e da implementação de uma comunidade saudável.
4.1.4. Direcionar as ações preventivas para a valorização do ser humano e
da vida; incentivo à educação para a vida saudável e o desenvolvimento pleno
abstraído do consumo de drogas; a disseminação das informações; e o fomento da
participação da sociedade na multiplicação dessas ações preventivas.
4.1.5. Utilizar em campanhas e programas educacionais e preventivos, mensagens
claras, fundamentadas cientificamente, confiáveis, positivas, atuais e válidas em termos
culturais.
4.2. Diretrizes
4.2.1. Proporcionar aos pais, responsáveis, religiosos, professores e líderes
comunitários capacitação sobre prevenção do uso indevido de drogas, objetivando seu
consciente engajamento no apoio às atividades preventivas.
4.2.2. Dirigir a prevenção para os diferentes aspectos do processo do uso
indevido de drogas lícitas ou ilícitas, buscando desencorajar o uso inicial, promover a
interrupção do consumo dos usuários ocasionais e reduzir as perniciosas conseqüências
sociais e de saúde.
4.2.3. Dirigir esforço especial às populações que se encontram na faixa de
maior risco para o consumo de drogas e suas conseqüências, tais como crianças e
adolescentes, população em situação de rua, indígenas, gestantes e pessoas infectadas
pelo vírus HIV.
4.2.4. Estimular a participação dos profissionais das áreas das ciências
humanas e da saúde, visando atingir todos os membros do corpo social, bem como os
estreitos contatos entre instituições e entre setores dos diversos órgãos de atuação
nessas áreas, de forma a garantir o desenvolvimento integrado de programas.
4.2.5. Criar um sistema de informações que permita a formulação e a
fundamentação de ações preventivas harmônicas, baseado em arquivo (base de dados)
constituído por todas as estratégias de prevenção do uso indevido de drogas,
incluídas as iniciativas bem sucedidas em outros países.
4.2.6. Incluir rigor metodológico e processo de avaliação integral e
permanente para todas as ações preventivas realizadas em território nacional,
levantando estimativas de benefícios de campanhas e programas que devam constar dos
projetos de prevenção, no sentido de favorecer a avaliação correta da relação
custo/benefício.
4.2.7. Fundamentar em pesquisas e levantamentos sobre o uso de drogas e suas
conseqüências os programas e campanhas de prevenção, de acordo com a população-alvo,
respeitadas as características regionais e as peculiaridades dos diversos segmentos
populacionais, especialmente nos aspectos de gênero e cultura.
4.2.8. Incluir no currículo de todos os cursos de Ensino Superior e
Magistério disciplina sobre prevenção do uso indevido de drogas, visando à
capacitação do corpo docente; promover a adequação do currículo escolar dos cursos do
Ensino Fundamental e Médio, visando à formação da criança e do adolescente.
4.2.9. Privilegiar as ações de caráter preventivo e educativo na
elaboração de programas de saúde para o trabalhador, considerando a prevenção do uso
indevido de drogas no ambiente de trabalho como direito do empregado e obrigação do
empregador.
5. Tratamento, Recuperação e Reinserção Social
5.1. Orientação Geral
5.1.1. Estimular a assunção da responsabilidade ética pela sociedade
nacional, apoiada pelos órgãos governamentais de todos os níveis.
5.1.2. Identificar o tratamento, a recuperação e a reinserção social como
um processo de diferentes etapas e estágios que necessitam ter continuidade de esforços
permanentemente disponibilizados para os usuários que desejam recuperar-se.
5.1.3. Vincular as iniciativas de tratamento e recuperação a pesquisas
científicas pautadas em rigor metodológico, avaliações de práticas realizadas e
experiências anteriores, difundindo, multiplicando e incentivando apenas aquelas que
tenham obtido melhores resultados.
5.1.4. Destacar, na etapa da recuperação, a reinserção social e
ocupacional, em razão de sua constituição como instrumento capaz de romper o vicioso
ciclo consumo/tratamento para grande parte dos envolvidos.
5.1.5. Reconhecer a importância da Justiça Terapêutica, canal de retorno do
dependente químico para o campo da redução da demanda.
5.2. Diretrizes
5.2.1. Incentivar a articulação, em rede nacional de assistência, da grande
gama de intervenções para tratamento e recuperação de usuários de drogas e
dependentes químicos, incluídas as organizações voltadas para a reinserção social e
ocupacional.
5.2.2. Desenvolver um sistema de informações que possa fornecer dados
confiáveis para o planejamento e para avaliação dos diferentes planos de tratamento e
recuperação sob a responsabilidade de órgãos públicos, privados ou organizações
não-governamentais.
5.2.3. Definir normas mínimas que regulem o funcionamento de instituições
dedicadas ao tratamento e à recuperação de dependentes, quaisquer que sejam os modelos
ou formas de atuação, bem como das relacionadas à área de reinserção social e
ocupacional.
5.2.4. Estabelecer procedimentos de avaliação para todas as intervenções
terapêuticas e de recuperação, com base em parâmetros comuns, de forma a permitir a
comparação de resultados entre as instituições.
5.2.5. Adaptar o esforço especial às características específicas dos
públicos-alvo, como crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, gestantes e
indígenas.
5.2.6. Priorizar os métodos de tratamento e recuperação que apresentem
melhor relação custo-benefício, com prevalência para as intervenções em grupo, em
detrimento das abordagens individuais.
5.2.7. Estimular o trabalho de Instituições Residenciais de Apoio
Provisório, criadas como etapa intermediária na recuperação, dedicadas à reinserção
social e ocupacional após período de intervenção terapêutica aguda, com o apoio da
sociedade.
5.2.8. Incentivar, por meio de dispositivos legais que contemplem parcerias e
convênios em todos os níveis do Estado, a atuação de instituições e organizações
públicas ou privadas que possam contribuir, de maneira efetiva, na reinserção social e
ocupacional.
5.2.9. Estabelecer um plano geral de reinserção social e ocupacional para
pessoas que cometeram delitos em razão do uso indevido de drogas, por intermédio da
criação de varas, do estímulo à aplicação de penas alternativas e de programas
voltados para os reclusos nas instituições penitenciárias.
6. Redução de Danos Sociais e à Saúde
6.1. Orientação Geral
6.1.1. Estabelecer estratégias de Saúde Pública voltadas para minimizar as
adversas conseqüências do uso indevido de drogas, visando a reduzir as situações de
risco mais constantes desse uso, que representam potencial prejuízo para o indivíduo,
para determinado grupo social ou para a comunidade.
6.2. Diretrizes
6.2.1. Reconhecer a estratégia de redução de danos sociais e à saúde,
amparada pelo artigo 196 da Constituição Federal, como intervenção preventiva que deve
ser incluída entre as medidas a serem desenvolvidas, sem representar prejuízo a outras
modalidades e estratégias de redução da demanda.
6.2.2. Apoiar atividades, iniciativas e estratégias dirigidas à redução de
danos.
6.2.3. Visar sempre à redução dos problemas de saúde associados ao uso
indevido de drogas, com ênfase para as doenças
infecciosas.
6.2.4. Definir a qualidade de vida e o bem-estar individual e comunitário como
critérios de sucesso e eficácia para escolha das intervenções e ações de redução
de danos.
6.2.5. Apoiar e promover a educação, treinamento e capacitação de
profissionais que atuem em atividades relacionadas à redução de danos.
7. Repressão ao Tráfico
7.1. Orientação Geral
7.1.1. Proporcionar melhoria nas condições da segurança do cidadão,
buscando a redução substancial dos crimes relacionados às drogas, grandes responsáveis
pelo alto índice de violência no País.
7.1.2. Promover contínua ação para reduzir a oferta das drogas ilegais,
dentre outros meios, pela erradicação e apreensão permanente daquelas produzidas no
País e pelo bloqueio do ingresso das oriundas do exterior, destinadas ao consumo interno
ou ao mercado internacional.
7.1.3. Coordenar as ações dos setores governamentais - federais, estaduais e
municipais - responsáveis pelas atividades de repressão, bem como todos os que, de
alguma forma, possam apoiar a ação dos mesmos e facilitar o seu trabalho.
7.1.4. Estimular o engajamento de organizações não-governamentais e de todos
os setores organizados da sociedade no apoio a esse trabalho, de forma harmônica com as
diretrizes governamentais.
7.1.5. Fornecer irrestrito apoio às ações do Conselho de Controle de
Atividades Financeiras - COAF, da Secretaria da Receita Federal, do Departamento de
Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Civis e de todos os
setores governamentais com responsabilidades no assunto.
7.2. Diretrizes
7.2.1. Estimular a colaboração responsável de todos os cidadãos de bem com
os órgãos encarregados da repressão contra as drogas.
7.2.2. Centralizar, no Departamento de Polícia Federal, as informações que
permitam promover de melhor forma o planejamento integrado e coordenado de todas as
ações repressivas dos diferentes órgãos, bem como atender as solicitações de
organismos internacionais aos quais o País está vinculado.
7.2.3. Estimular operações repressivas, federais e estaduais, integradas e
coordenadas pelo Departamento de Polícia Federal, sem relação de subordinação, com o
objetivo de combater os crimes relacionados às drogas.
7.2.4. Incrementar a cooperação internacional, estabelecendo e reativando
protocolos e ações coordenadas, particularmente com os países vizinhos.
7.2.5. Apoiar a realização de ações no âmbito do COAF, DPF, SRF e Banco
Central para impedir que bens e recursos provenientes do tráfico de drogas sejam
legitimados.
7.2.6. Manter, por intermédio da SENAD, o Conselho Nacional Antidrogas
informado sobre os bens móveis, imóveis e financeiros apreendidos de narcotraficantes, a
fim de agilizar sua alienação por via da tutela cautelar.
7.2.7. Priorizar as ações de combate às drogas que se destinam ao mercado
interno, produzidas ou não no País.
7.2.8. Controlar e fiscalizar, por meio dos órgãos competentes do Ministério
da Justiça e da Saúde, todo o comércio de insumos que possam ser utilizados para
produzir drogas, sintéticas ou não.
7.2.9. Estimular a coordenação e a integração entre as secretarias
estaduais responsáveis pela segurança do cidadão e o Departamento de Polícia Federal,
no sentido de aperfeiçoar as doutrinas, estratégias e ações comuns de combate ao
narcotráfico e aos crimes conexos.
7.2.10. Incentivar as ações de desenvolvimento alternativo, visando à
erradicação de cultivos ilegais no País.
7.2.11. Capacitar as polícias especializadas na repressão às drogas, nos
níveis federal e estadual, e estimular mecanismos de integração e coordenação de
todos os órgãos que possam prestar apoio adequado às suas
ações.8. Estudos, Pesquisas e Avaliações
8.1. Orientação Geral
8.1.1. Incentivar o desenvolvimento permanente de estudos, pesquisas e
avaliações que permitam incrementar o conhecimento sobre as drogas; a extensão do
consumo e sua evolução; a prevenção do uso indevido; e o tratamento, recuperação e
reinserção social e ocupacional dos dependentes.
8.1.2. Estimular estudos, análises e avaliações que permitam oferecer maior
eficácia ao sistema responsável pelas ações repressivas.
8.2. Diretrizes
8.2.1. Promover, periódica e regularmente, levantamentos abrangentes e
sistemáticos sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas, incentivando a realização
de pesquisas dirigidas a parcelas da sociedade, em razão da posição geográfica e do
nível social, além daquelas voltadas para populações específicas, devido à enorme
extensão territorial do País e às características regionais e sociais.
8.2.2. Incentivar a realização de pesquisas básicas, epidemiológicas e
sobre intervenções de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social do
dependente, coordenadas e apoiadas pelo Estado, disseminando amplamente seus resultados,
inclusive as informações científicas.
8.2.3. Incentivar o desenvolvimento e a implementação de princípios que
direcionem programas preventivos, validados cientificamente, divulgando-os de forma
adequada.
8.2.4. Implantar o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas,
responsável pela reunião, manutenção e análise de dados referentes ao fenômeno do
consumo de drogas lícitas e ilícitas, que permitam estabelecer e gerenciar uma rede de
informações epidemiológicas sobre o uso indevido de drogas, oferecendo informações
oportunas e confiáveis para o desenvolvimento de programas e campanhas de redução da
demanda e para o intercâmbio com instituições estrangeiras e organizações
multinacionais similares.
8.2.5. Apoiar e estimular pesquisas e inovações tecnológicas voltadas para a
prevenção, a redução do uso indevido e dependência de drogas.
8.2.6. Apoiar, estimular e divulgar pesquisas sobre o custo social e sanitário
do uso indevido de drogas e seus impactos sobre a sociedade.
8.2.7. Estabelecer processo sistemático de gestão e de avaliação para
acompanhar o desenvolvimento desta Política, de forma a permitir eventuais
correções.
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§ 4º As Partes adotarão medidas
adequadas que tenderão a suprimir ou reduzir a demanda ilícita de entorpecentes e de
substâncias psicotrópicas, com vistas a diminuir o sofrimento humano e eliminar os
incentivos financeiros do tráfico ilícito. Aquelas medidas poderão fundamentar-se, inter
alia, em recomendações das Nações Unidas, tais como a Organização
Mundial da Saúde e outras organizações internacionais competentes e, no Plano Amplo
e Multidisciplinário aprovado pela Conferência Internacional sobre o Uso Indevido e o
Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 1987, na medida em que se relacione com os
esforços das organizações governamentais e não-governamentais e de entidades privadas
no âmbito da prevenção, tratamento e reabilitação. As partes poderão negociar
Acordos ou Ajustes bilaterais ou multilaterais que tendam a eliminar ou reduzir a demanda
ilícita de entorpecentes e substâncias psicotrópicas.
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