Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 6.030, DE 26 DE JULHO DE 1940

Revogado pelo Decreto de 10.5.1991

Altera um dispositivo de regulamento para a Escola Preparatória de Cadetes.

O Presidente da República, no uso das atribuições que lhe confere a Constituição, e em face da Exposição de Motivos apresentada pelo Ministro de Estado da Guerra,

Decreta:

Art. 1º Passa a ser redigido do seguinte modo o art. 209 do Regulamento para a Escola Preparatória de Cadetes, aprovado por decreto n. 5. 366, de 26 de março de 1940:

"Art. 209. O aluno de origem civil que for desligado por motivos disciplinares, pontos, falta de aproveitamento ou por ter demonstrado inaptidão para a carreira das armas, será licenciado das fileiras. Se tiver concluído o 1º ano com aproveitamento receberá o certificado de reservista de 1ª categoria; se houver concluído o 2º ano com aproveitamento será promovido a cabo para a Reserva.

§ 1º Se o aluno tiver ingressado na Escola como praça, reverterá ao corpo a que pertencia com a graduação que tinha por ocasião da matrícula, se o desligamento não for por motivo disciplinar.

§ 2º A exclusão por motivos disciplinares, ou por inaptidão para a carreira das armas, incapacita o ex-aluno para nova matrícula em qualquer escola do formação de oficiais.

§ 3º Se o motivo que originar o desligamento for falta grave, atentatória à dignidade e decoro militar, o aluno poderá, ser passível de expulsão do Exército.

§ 4º O aluno matriculado na forma do art. 227, se for desligado sem for concluído o curso, terá, sua situação regulada como no presente artigo e seus parágrafos.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 26 de julho de 1940; 119º da Independência e 52º da República.

GETÚLIO VARGAS
Eurico G. Dutra

Este texto não substitui o publicado no DOU, de 29.7.1940