Presidência
da República |
MENSAGEM Nº 369, DE 12 DE ABRIL DE 1990.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL:
Tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência que, nos termos do parágrafo 1º do artigo 66 da Constituição Federal, resolvi vetar parcialmente o Projeto de Lei de Conversão nº 23, de 1990, resultante da Medida Provisória nº 150/90, que "Dispõe sobre a organização da Presidência da Republica e dos Ministérios e dá outras providências".
Os dispositivos ora vetados, que considero contrários ao interesse publico, são os seguintes:
a) ar t. 10, parágrafo único;
b) art. 14, itens V, VI e VII e parágrafo único;
c) art. 19, inciso VIII, alínea "f";
d) art. 23, parágrafo único;
e) § 8º do art. 40;
f) art. 49 e parágrafos;
g) art. 50;
h) art. 51 e parágrafos;
i) art. 52;
j) art. 53 e incisos;
l) art. 54;
m) art. 55; e
n) art. 56
Sobre o assunto, assim se manifestaram os Ministérios consultados:
Art. 10, parágrafo único - "O Conselho Nacional de Política Cultural deliberará sobre as diretrizes da política cultural e absorverá as competências dos Conselho Nacional de Cinema, Conselho Nacional de Direito Autoral, Conselho Federal de Cultura e Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional."
Art. 14, incisos V, VI e VII e parágrafo único - V: Departamento de Apoio; VI: Unidades Complementares de Atividades Especiais; VII: Unidades Complementares de Serviços Administrativos; e Parágrafo único: O Fundo de Promoção de Esporte Amador será gerido pela Secretaria de Desportos."
Razões: "Essas disposições não se coadunam com a sistemática do próprio texto legal, no que diz respeito à atribuição de competência e à composição da estrutura básica dos órgãos da administração federal. Por isso contrariam o interesse público".
Art. 19, inciso VIII, "f" - "Política de transportes urbanos".
Razões: "O texto dessa alínea conflita com o que contém o art. 21, XX, e art. 30, V, de nossa Carta Magna. Por estes se observa que a competência da União se limita à formulação de diretrizes gerais, que orientarão a política de transportes urbanos de cada município".
Art.23, parágrafo único - "O Instituto Benjamin Constant e o instituto Nacional de Educação dos Surdos ficarão vinculados à Secretaria Nacional de Educação Básica; e as Escolas Técnicas Federais e as Agrotécnicas, vinculadas à Secretaria de Educação Tecnológica (alíneas "b" e "c", inciso II deste artigo).
Razões: "Idênticas às do veto ao parágrafo único do art. 14."
Art. 40, § 8º - "Por motivo de interesse nacional relevante, a transferência de Ministro de Primeira Classe para o Quadro Especial do Serviço Exterior, prevista no Inciso I deste artigo, poderá ser sustada temporariamente, por ato do Presidente da República, ouvida a Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal."
Razões: "O parágrafo oitavo, acrescentado ao texto original, da Medida quando da elaboração do Projeto de Lei de Conversão número 23, descaracteriza a reforma da Carneira de diplomata - principal objeto do artigo 40 da Medida Provisória, com efeito:
a) ao prever a possibilidade de tratamento de exceção e individualizado, o parágrafo oitavo favorece o casuísmo e contraria o propósito fundamental da mencionada reforma, que é o de um tratamento uniforme, igual e democrático para todos os ocupantes das classes de Ministro de Primeira Classe, Ministro de Segunda Classe e de Conselheiro;
b) ao tratar diferencialmente a classe superior da Carreira de diplomata o parágrafo atenta contra o principio da isonomia;
c) ao instituir a possibilidade de suspensão temporária - mas indefinida - da transferência, para o Quadro Especial, de ministros de Primeira Classe que tenham já atingido a idade de sessenta e cinco anos ou completado quinze anos de permanência na classe, o parágrafo oitavo conflita com o disposto na Lei 7.501/86, que determina a transferência para o Quadro Especial por limite de idade. Cabe observar que a Lei 7.501/86 consagra, no particular, mecanismo já estabelecido desde a Lei 6.859/80. Conseqüentemente, também os Ministros de Primeira Classe transferidos compulsoriamente para o Quadro Especial, por limite de idade, nesses últimos dez anos, ver-se-iam em situação de desigualdade perante aqueles que no império do parágrafo oitavo, tivessem adiada sua transferência;
d) ao substituir critérios estritamente objetivos e automáticos por avaliações que singularizarão pessoas e situações, o parágrafo oitavo enseja a politização do que antes se caracterizava como um evento previsível da vida funcional; e
e) ao condicionar o ato do Presidente da República a prévia audiência da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o parágrafo cria, por outro lado, atribuição do Poder Legislativo não prevista na Constituição.
Se mantido o parágrafo oitavo, estará seriamente comprometida a iniciativa, inadiável e imperiosa, com que se podem renovar os quadros da Carreira, assegurar a seus ocupantes a previsibilidade de progressão no momento em que se qualificam, pela experiência, pelos méritos, pelos serviços prestados, ao exercício de funções de maior responsabilidade."
Art. 49 e §§ -"Art. 49: O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, criado pela Lei nº 4. 137, de 10 de setembro de 1962, é órgão autônomo, vinculado à Presidência da República, composto de um presidente e de quatro conselheiros; § 1º: 0 Presidente do CADE será de livre nomeação do Presidente da República e demissível ad nutum; e § 2º: Os Conselheiros serão nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros maiores de trinta e cinco anos, de notório saber jurídico ou econômico e de reputação ilibada, nas seguintes condições:
I - dois indicados pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal;
II - dois indicados pelo Congresso Nacional."
Razões: "0 Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, órgão ao qual se atribui o combate nos monopólios, oligopólios e cartéis, jamais funcionará eficazmente, sem que haja unidade de comando vara abrangê-lo em conjunto com os Departamentos de Defesa do Consumidor, de Defesa Econômica e Nacional de Registro do Comércio, pertencentes à Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça.
Esse o motivo determinante de se entender que o Presidente do CADE deve ser o Secretário Nacional de Direito Econômico, como figurava na medida Provisória nº 150. A Secretaria de Direito Econômico tem por incumbência precípua auxiliar na implementação da ordem econômica ditada pela Constituição em vigor.
Separando-se o CADE do Ministério da Justiça e integrando-o à residência da República, como quer o artigo 49, acrescido por emenda, cinde-se a estrutura de contenção das práticas danosas ao mercado, rompendo-se a unidade de comando e tornando-se inoperante o órgão.
Assim, não se coaduna com o interesse público a alteração aqui comentada."
Art. 50 - "Fica criado, com personalidade jurídica de natureza autárquica, vinculado à Secretaria da Cultura, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Cultura-FNDC."
Art. 51 - "O FNDC tem por finalidade captar recursos financeiros e canalizá-los para o financiamento de projetos culturais, observadas as diretrizes do Conselho Nacional de Política Cultural.
§ 1º - 0 regulamento do FNDC, a ser expedito por decreto do Poder Executivo, disciplinará o financiamento dos projetos e programas e os mecanismos de liberação dos recursos.
§ 2º - Será concedida preferência nos financiamentos, àqueles programas e projetos que democratizem a cultura."
Art. 52 - "0 FNDC terá uma secretaria Executiva que funcionará como órgão de Assessoramento e Execução do Comitê do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Cultura, na conformidade da regulamentação desta Lei."
Art. 53.- "0 FNDC disporá dos seguintes recursos:
I - recursos orçamentários que lhe forem consignados;
II - recursos provenientes de incentivos fiscais;
III - recursos que, por convênio, acordo cultural ou outros instrumentos legais e administrativos, lhe forem destinados;
IV - doações, contribuições ou fundos que vierem a ser obtidos pela Secretaria da Cultura;
V - doações, contribuições ou acordos que vierem a ser obtidos ou lhe forem distribuidos no País e no estrangeiro;
VI - recursos provenientes de taxas, multas e idenizações que vierem a ser arrecadados pela Secretaria da Cultura;
VII - juros bancários decorrentes de aplicações financeiras;
VIII - outros recursos que, por sua natureza, possam ser destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Cultural-FNDC."
Art. 54 - "0 patrimônio do FNDC será constituído dos bens e valores que lhe forem transferidos pela União, destinados a instalação e administração de seus serviços".
Art. 55 - "Presidirá o Conselho do FNDC o Secretário da Cultura."
Art. 56 -"0 FNDC será representado em juizo ou fora dele pelo seu Presidente ou representante credenciado."
Razões: "Os artigos 50 a 56 regulam a criação e funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Cultura - FNDC. Sucede no entanto, que o projeto em exame não pode converter-se em lei complementar. Assim sendo, tais artigos esbarram no álice constitucional do art. 165, § 9º, inciso II, da Lei maior, o qual somente admite se estabeleçam condições para a instituição e funcionamento de fundos mediante lei complementar".
Estas, Senhor Presidente, as razões que me levaram a vetar o projeto em causa, os quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.
Brasília, em 12 de abril de 1990.
Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 13 de agosto de 1993