Presidência
da República |
DECRETO-LEI Nº 1.413, DE 31 DE JULHO DE 1975.
Dispõe sobre o controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais. |
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 55, item I, e tendo em vista o disposto no artigo 8º, item XVII, alínea “c”, da Constituição,
DECRETA:
Art. 1º As indústrias instaladas ou a se instalarem em território nacional são obrigadas a promover as medidas necessárias a prevenir ou corrigir os inconvenientes e prejuízos da poluição e da contaminação do meio ambiente. (Vide Decreto nº 81.107, de 1977)
Parágrafo único. As medidas a que se refere este artigo serão definidas pelos órgãos federais competentes, no interesse do bem-estar, da saúde e da segurança das populações.
Art. 2º Compete exclusivamente ao Poder Executivo Federal, nos casos de inobservância do disposto no artigo 1º deste Decreto-lei, determinar ou cancelar a suspensão do funcionamento de estabelecimento industrial cuja atividade seja considerada de alto interesse do desenvolvimento e da segurança nacional. (Vide Decreto nº 76.389, de 1975) (Vide Decreto nº 81.107, de 1977)
Art. 3º Dentro de uma política preventiva, os órgãos gestores de incentivos governamentais considerarão sempre a necessidade de não agravar a situação de áreas já críticas, nas decisões sobre localização industrial. (Vide Decreto nº 76.389, de 1975)
Art. 4º Nas áreas críticas, será adotado esquema de zoneamento urbano, objetivando, inclusive, para as situações existentes, viabilizar alternativa adequada de nova localização, nos casos mais graves, assim como, em geral, estabelecer prazos razoáveis para a instalação dos equipamentos de controle da poluição. (Vide Decreto nº 76.389, de 1975) (Vide Lei nº 6.803, de 1980)
Parágrafo único. Para efeito dos ajustamentos necessários, dar-se-á apoio de Governo, nos diferentes níveis, inclusive por financiamento especial para aquisição de dispositivos de controle.
Art. 5º Respeitado o disposto nos artigos anteriores, os Estados e Municípios poderão estabelecer, no limite das respectivas competências, condições para o funcionamento de empresas de acordo com as medidas previstas no parágrafo único do artigo 1º.
Art. 6º Este Decreto-lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Brasília, 14 de agosto de 1975; 154º da Independência e 87º da República.
ERNESTO
GEISEL
Armando
Falcão
Geraldo
Azevedo Henning
Sylvio
Frota
Antonio
Francisco de Azeredo da Silveira
Mário
Henrique Simonsen
Dyrceu
Araújo Nogueira
Alysson
Paulinelli
Ney Braga
Arnaldo
Prieto
J.
Araripe Macedo
Paulo
de Almeida Machado
Severo
Fagundes Gomes
Shigeaki Ueki
João
Paulo dos Reis Velloso
Maurício Rangel Reis
Euclides Quandt de Oliveira
Hugo de
Andrade Abreu
Golbery
do Couto e Silva
João
Baptista de Oliveira Figueiredo
Antonio
Jorge Correa
L. G.
do Nascimento e Silva
Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 1º.8.1975.