Presidência
da República |
LEI No 2.570, DE 13 DE AGOSTO DE 1955.
Reestrutura o Quadro IV (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) do Ministério da Viação de Obras Públicas, e dá outras providências. |
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica alterado, de acôrdo com a Tabela anexa, o Quadro IV (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) do Ministério da Viação e Obras Públicas.
Art. 2º Os cargos vagos criados pela presente lei serão automàticamente preenchidos pelos atuais ocupantes das carreiras, obedecida a respectiva antigüidade de classe e assegurada a prioridade para o acesso aos ocupantes das classes superiores, quando houver fusão de classes sucessivas.
Parágrafo único. Para efeito de desempate obedecer-se-ão aos critérios estabelecidos para promoção.
Art. 3º O órgão do pessoal da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil promoverá a apostila dos títulos dos funcionários beneficiados pela presente lei.
Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, em 13 de agôsto de 1955; 134º da Independência e 67º da República.
JOÃO CAFÉ FILHO
Octavio Marcondes Ferraz
Este texto não substitui o publicado no DOU de 19.8.1955
TABELA DE QUE TRATA O ART. 1º DESTA LEI
ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL
Quadro IV
(Restabelecido pelo Decreto nº 33.303, de 15 de julho de 1953, com a lotação existente em 1942)
SITUAÇÃO ATUAL |
SITUAÇÃO DECORRENTE DESTA LEI |
|
||||||||
Número de cargos |
Carreira ou cargo |
Classe ou Padrão |
Excedentes |
Vagos |
Número de cargos |
Carreira ou cargo |
Classe ou Padrão |
Excedentes |
Vagos |
Observações |
|
a) Cargos em comissão |
|
|
|
|
a) Cargos em comissão |
|
|
|
|
1 |
Diretor ................... |
CC-2 |
- |
- |
1 |
Diretor ................ |
CC-1 |
- |
1 |
|
1 |
Tesoureiro ............. |
N |
- |
1 |
1 |
Tesoureiro ........... |
N |
- |
1 |
|
|
b) Cargos isolados de provimento efetivo |
|
|
|
|
b) Cargos isolados de provimento efetivo |
|
|
|
|
2 |
Tesoureiro-Auxiliar . |
L |
- |
2 |
2 |
Tesoureiro-Auxiliar |
L |
- |
2 |
|
|
c) Carreiras permanentes |
|
|
|
|
c) Carreiras permanentes |
|
|
|
|
|
Agente de E. de Ferro |
|
|
|
|
Agente de E. de Ferro |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6 |
........................... |
K |
- |
6 |
|
|
|
|
|
|
10 |
........................... |
J |
- |
10 |
|
|
|
|
|
|
16 |
........................... |
I |
- |
16 |
|
|
|
|
|
|
21 |
........................... |
H |
- |
21 |
|
35 |
............................. |
G |
- |
- |
35 |
........................... |
G |
5 |
- |
|
40 |
............................. |
F |
- |
- |
40 |
........................... |
F |
- |
- |
|
56 |
............................. |
E |
- |
- |
69 |
........................... |
E |
- |
13 |
|
122 |
............................. |
D |
- |
112 |
10 |
........................... |
D |
10 |
- |
|
253 |
|
|
|
112 |
207 |
|
|
15 |
66 |
|
|
Almoxarife |
|
|
|
|
Almoxarife |
|
|
|
|
1 |
............................. |
J |
- |
1 |
1 |
........................... |
J |
- |
1 |
|
|
Auxiliar de Engenheiro |
|
|
|
|
Auxiliar de engenheiro |
|
|
|
|
2 |
............................. |
K |
- |
- |
4 |
........................... |
K |
2 |
- |
|
7 |
............................. |
J |
- |
- |
7 |
........................... |
J |
3 |
- |
|
3 |
............................. |
I |
- |
1 |
2 |
........................... |
I |
2 |
- |
Carreira criada p/ aproveitamento dos atuais serventes, conf. Lei nº 1.721-11-1952. |
4 |
............................. |
H |
- |
4 |
- |
|
H |
- |
- |
|
16 |
|
|
|
5 |
13 |
|
|
7 |
|
|
|
Auxiliar de Portaria |
|
|
|
|
Auxiliar de Portaria |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 |
........................... |
J |
- |
1 |
|
|
|
|
|
|
1 |
........................... |
I |
- |
1 |
|
|
- Nihil - |
|
|
|
2 |
........................... |
H |
- |
2 |
|
|
|
|
|
|
3 |
........................... |
G |
- |
3 |
|
|
|
|
|
|
5 |
........................... |
F |
- |
5 |
|
|
|
|
|
|
6 |
........................... |
E |
- |
6 |
|
|
|
|
|
|
7 |
........................... |
D |
- |
7 |
|
|
|
|
|
|
25 |
|
|
- |
25 |
|
Orçamento 226.993 - Página 62-A - Mapa 1
SITUAÇÃO ATUAL |
SITUAÇÃO DECORRENTE DESTA LEI |
|
||||||||
Número de cargos |
Carreira ou cargo |
Classe ou Padrão |
Excedentes |
Vagos |
Número de cargos |
Carreira ou cargo |
Classe ou Padrão |
Excedentes |
Vagos |
Observações |
|
Condutor de Trem |
|
|
|
|
Condutor de Trem |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 |
........................... |
K |
- |
2 |
Carreira criada p/ aproveitamento de Desenhistas-Aux. |
|
|
|
|
|
4 |
........................... |
J |
- |
4 |
|
|
|
|
|
|
6 |
........................... |
I |
- |
6 |
|
|
|
|
|
|
8 |
........................... |
H |
- |
8 |
|
15 |
............................. |
G |
- |
- |
15 |
........................... |
G |
2 |
- |
|
25 |
............................. |
F |
- |
7 |
19 |
........................... |
F |
- |
1 |
|
20 |
............................. |
E |
- |
20 |
24 |
........................... |
E |
- |
24 |
|
22 |
............................. |
D |
- |
22 |
- |
|
D |
- |
- |
|
82 |
|
|
|
49 |
78 |
|
|
2 |
45 |
|
|
Desenhista |
|
|
|
|
Desenhista |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 |
........................... |
L |
- |
1 |
|
|
- Nihil - |
|
|
|
1 |
........................... |
K |
- |
1 |
|
|
|
|
|
|
2 |
........................... |
J |
- |
2 |
|
|
|
|
|
|
4 |
|
|
- |
4 |
|
|
Desenhista-Auxiliar |
|
|
|
|
Desenhista-Auxiliar |
|
|
|
|
1 |
............................. |
H |
- |
- |
1 |
........................... |
H |
1 |
- |
|
1 |
............................. |
G |
- |
- |
1 |
........................... |
G |
1 |
- |
|
1 |
............................. |
F |
- |
1 |
- |
|
F |
- |
- |
|
1 |
............................. |
E |
- |
1 |
- |
|
E |
- |
- |
|
4 |
|
|
|
2 |
2 |
|
|
2 |
- |
|
|
Engenheiro |
|
|
|
|
Engenheiro |
|
|
|
|
3 |
............................. |
O |
- |
- |
7 |
........................... |
O |
- |
4 |
|
4 |
............................. |
N |
- |
- |
9 |
........................... |
N |
- |
5 |
|
5 |
............................. |
M |
- |
- |
11 |
........................... |
M |
- |
6 |
|
8 |
............................. |
L |
- |
4 |
4 |
........................... |
L |
4 |
- |
|
20 |
............................. |
K |
- |
20 |
- |
........................... |
K |
- |
- |
|
40 |
|
|
- |
24 |
31 |
|
|
4 |
15 |
|
|
Escriturário (D.L. 145 (Extinta) |
|
|
|
|
Escriturário (D.L. 145 (Extinta) |
|
|
|
|
30 |
............................. |
G |
- |
17 |
13 |
........................... |
G |
13 |
- |
|
1 |
............................. |
F |
- |
1 |
- |
........................... |
F |
- |
- |
|
31 |
|
|
- |
18 |
13 |
|
|
13 |
- |
|
Orçamento 226.993 - Página 62-A - Mapa 2
SITUAÇÃO ATUAL |
SITUAÇÃO DECORRENTE DESTA LEI |
|
||||||||
Número de cargos |
Carreira ou cargo |
Classe ou Padrão |
Excedentes |
Vagos |
Número de cargos |
Carreira ou cargo |
Classe ou Padrão |
Excedentes |
Vagos |
Observações |
|
Escriturário |
|
|
|
|
Escriturário |
|
|
|
|
50 |
............................. |
G |
- |
- |
80 |
........................... |
G |
- |
30 |
O provimento de 13 cargos desta carreira fica condicionado à supressão de 13 cargos da carreira extinta de Escriturário (D.L. 145, de 1937). |
60 |
............................. |
F |
- |
- |
128 |
........................... |
F |
- |
68 |
|
178 |
............................. |
E |
- |
159 |
19 |
........................... |
E |
19 |
- |
|
288 |
|
|
- |
159 |
227 |
|
|
19 |
98 |
|
|
Maquinista de E. de Ferro |
|
|
|
|
Maquinista de E. de Ferro |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 |
........................... |
K |
- |
2 |
|
|
|
|
|
|
3 |
........................... |
J |
- |
3 |
|
|
|
|
|
|
6 |
........................... |
I |
- |
6 |
|
|
|
|
|
|
10 |
........................... |
H |
- |
10 |
|
27 |
............................. |
G |
- |
- |
27 |
........................... |
G |
6 |
- |
|
27 |
............................. |
F |
- |
23 |
30 |
........................... |
F |
- |
26 |
|
29 |
............................. |
E |
- |
29 |
- |
........................... |
- |
- |
- |
|
15 |
............................. |
D |
- |
15 |
- |
........................... |
- |
- |
- |
|
98 |
|
|
- |
67 |
78 |
|
|
6 |
47 |
|
|
Mestre de linha |
|
|
|
|
Mestre de linha |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 |
........................... |
K |
- |
1 |
|
|
|
|
|
|
1 |
........................... |
J |
- |
1 |
|
|
|
|
|
|
2 |
........................... |
I |
- |
2 |
|
|
|
|
|
|
2 |
........................... |
H |
- |
2 |
|
5 |
............................. |
G |
- |
1 |
5 |
........................... |
G |
2 |
- |
|
4 |
............................. |
F |
- |
4 |
- |
........................... |
F |
- |
- |
|
4 |
............................. |
E |
- |
4 |
- |
........................... |
E |
- |
- |
|
13 |
|
|
- |
9 |
11 |
|
|
2 |
6 |
|
|
Oficial Administrativo |
|
|
|
|
Oficial Administrativo |
|
|
|
|
2 |
............................. |
M |
- |
- |
5 |
........................... |
M |
- |
3 |
Nesta carreira foram previstos cargos para aproveitamento de 2 Aux. Engº “K” e 3 “J”. |
3 |
............................. |
L |
- |
- |
8 |
........................... |
L |
- |
5 |
|
5 |
............................. |
K |
- |
- |
12 |
........................... |
K |
- |
7 |
|
8 |
............................. |
J |
- |
- |
18 |
........................... |
J |
- |
10 |
|
13 |
............................. |
I |
- |
- |
20 |
........................... |
I |
- |
7 |
|
20 |
............................. |
H |
- |
- |
40 |
........................... |
H |
- |
20 |
|
51 |
............................. |
|
- |
- |
103 |
|
|
|
52 |
|
|
Servente (Extinta) |
|
|
|
|
Servente (Extinta) |
|
|
|
|
5 |
............................. |
E |
- |
- |
5 |
........................... |
E |
5 |
- |
|
10 |
............................. |
D |
- |
- |
10 |
........................... |
D |
10 |
- |
|
15 |
............................. |
C |
- |
15 |
- |
........................... |
C |
- |
- |
|
30 |
|
|
- |
15 |
15 |
|
|
15 |
- |
|
Orçamento 226.993 - Página 62-A - Mapa 3
d) Funções gratificadas:
Número de funções |
Nome da função |
Gratificação anual |
Observação |
Número de funções |
Nome da função |
Gratificação anual |
Observação |
4 |
Chefes de Divisão ................... |
7.800,00 |
(cada uma) |
4 |
Chefes de Divisão ................... |
18.000,00 |
(cada uma) |
1 |
Secretário de Diretor ............... |
4.800,00 |
|
1 |
Secretário de Diretor ............... |
12.000,00 |
|
4 |
Fiscais de Tração ................... |
1.800,00 |
(cada uma) |
4 |
Fiscais de Tração ................... |
4.800,00 |
(cada uma) |
8 |
Fiscais de Tráfego .................. |
1.800,00 |
(cada uma) |
8 |
Fiscais de Tráfego .................. |
4.800,00 |
(cada uma) |
1 |
Chefe de SRP-3 ..................... |
4.800,00 |
|
1 |
Chefe de SRP-3 ..................... |
12.000,00 |
|
12 |
Despachadores ...................... |
1.800,00 |
(cada uma) |
12 |
Despachadores ...................... |
4.800,00 |
(cada uma) |
2 |
Agentes especiais .................. |
1.800,00 |
(cada uma) |
2 |
Agentes especiais .................. |
7.200,00 |
(cada uma) |
32 |
|
|
|
32 |
|
|
|
Orçamento 226.993 - Página 62-A - Mapa 4 -
*