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Presidência da República |
DECRETO Nº 6.729, DE 12 DE JANEIRO DE 2009.
Promulga o Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Certificados e Estudos de Nível Fundamental e Médio Não-Técnico entre os Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile, assinado em Brasília, em 5 de dezembro de 2002. |
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e
Considerando que o Congresso Nacional aprovou, por meio do Decreto Legislativo no 216, de 30 de junho de 2004, o Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Certificados e Estudos de Nível Fundamental e Médio Não-Técnico entre os Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile, assinado em Brasília, em 5 de dezembro de 2002;
Considerando que o Governo brasileiro depositou o instrumento de ratificação do referido Protocolo junto à Direção de Tratados da Chancelaria paraguaia em 23 de abril de 2008;
Considerando que o Protocolo entrou em vigor internacional em 17 de janeiro de 2008 e passou a vigorar para o Brasil, no plano externo, em 23 de maio de 2008;
DECRETA:
Art. 1o O Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Certificados e Estudos de Nível Fundamental e Médio Não-Técnico entre os Estados partes do Mercosul, Bolívia e Chile, apenso por cópia ao presente Decreto, será executado e cumprido tão inteiramente como nele se contém.
Art. 2o São sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos que possam resultar em revisão do referido Acordo ou que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional, nos termos do art. 49, inciso I, da Constituição.
Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 12 de janeiro de 2009; 188º da Independência e 121º da
República.
LUIZ
INÁCIO LULA DA SILVA
Celso Luiz Nunes Amorim
Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.1.2009
PROTOCOLO DE INTEGRAÇÃO EDUCATIVA
E
RECONHECIMENTO DE CERTIFICADOS, TÍTULOS E
ESTUDOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO
NÃO-TÉCNICO ENTRE OS ESTADOS PARTES DO
MERCOSUL, A REPÚBLICA DA BOLÍVIA
E A REPÚBLICA DO CHILE
Os governos da República Argentina, da República Federativa do Brasil, da República do Paraguai e da República Oriental do Uruguai, Estados Partes do MERCOSUL, da República da Bolívia e da República do Chile, Estados Associados do MERCOSUL, todos doravante denominados "Estados Partes", para efeito do presente Protocolo,
EM VIRTUDE dos princípios, fins e objetivos do Tratado de Assunção, assinado em vinte e seis de março de mil novecentos e noventa e um, entre a República da Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai, e do Protocolo de Ouro Preto, assinado em dezessete de dezembro de mil novecentos e noventa e quatro, por estes mesmos Estados;
CONSCIENTES de que a Educação é um ator fundamental no cenário dos processos de integração regional;
PREVENDO que os sistemas educativos devem oferecer respostas aos desafios suscitados pelas transformações produtivas, pelos avanços científicos e técnicos e pela consolidação da democracia no contexto da crescente integração entre os países da região;
MOVIDOS pela convicção de que é fundamental promover o desenvolvimento cultural mediante um processo de integração harmônico e dinâmico, destinado a facilitar a circulação do conhecimento entre os países integrantes do MERCOSUL e Estados Associados;
INSPIRADOS pela vontade de consolidar os fatores comuns de identidade, de história e de patrimônio cultural dos povos;
CONSIDERANDO a necessidade de chegar a um acordo comum relativo ao reconhecimento e a equiparação dos estudos básicos e médios não técnicos, cursados em qualquer dos quatro países integrantes do MERCOSUL e nos dois países associados, especificamente no que concerne a sua validade acadêmica,
ACORDAM:
Artigo Primeiro
Os Estados Partes reconhecerão os estudos de educação fundamental e média não técnica e validarão os certificados que os comprovem, expedidos pelas instituições oficialmente reconhecidas em cada um dos Estados Partes, nas mesmas condições estabelecidas pelo país de origem para alunos ou ex-alunos das referidas instituições.
O mencionado reconhecimento será realizado com o objetivo de permitir o prosseguimento dos estudos, de acordo com a Tabela de Equivalências que figura como Anexo I e que é parte integrante do presente Protocolo.
Para garantir a implementação deste Protocolo, a Reunião de Ministros de Educação do MERCOSUL propenderá a incorporação de conteúdos curriculares mínimos de História e Geografia de cada um dos Estados Partes, organizados por meio de instrumentos e procedimentos acordados pelas autoridades competentes de cada um dos Países signatários.
Artigo Segundo
Os estudos em nível fundamental ou médio não técnico realizados de forma incompleta em qualquer dos Estados Partes serão reconhecidos nos demais Estados a fim de permitir o seu prosseguimento.
Este reconhecimento será feito com base na Tabela de Equivalência mencionada no parágrafo segundo do artigo primeiro, que poderá ser oportunamente complementada por uma tabela adicional que permitirá equiparar as distintas situações acadêmicas originadas da aplicação dos regimes de avaliação e progressão de cada um dos Estados Partes.
Artigo Terceiro
Com o objetivo de estabelecer as denominações equivalentes dos níveis de educação de cada um dos Estados Partes, de harmonizar os mecanismos administrativos que facilitem o desenvolvimento do que foi estabelecido, de criar mecanismos que favoreçam a adaptação dos estudantes no país receptor, de resolver aquelas situações que não estiverem contempladas pelas Tabelas de Equivalência e de velar pelo cumprimento do presente Protocolo, será criada uma Comissão Regional Técnica que poderá reunir-se toda vez que pelo menos dois dos Estados Partes considerarem necessário.
A Comissão Regional Técnica será integrada por delegações dos Ministérios da Educação de cada um dos Estados Partes e sua coordenação caberá aos setores competentes das respectivas Chancelarias. Os locais de reunião serão estabelecidos de forma rotativa nos territórios de cada um dos Estados Partes.
Artigo Quarto
Cada Estado Parte deverá informar aos demais Estados qualquer modificação verificada em seu sistema educativo.
Artigo Quinto
Em caso de existência entre os Estados Partes de convênios ou acordos bilaterais com disposições mais favoráveis sobre a matéria, os referidos Estados Partes poderão invocar a aplicação daqueles dispositivos que considerem mais vantajosos.
Artigo Sexto
As controvérsias que surgirem entre os Estados Partes em virtude da aplicação, interpretação ou do não cumprimento das disposições contidas no presente Protocolo, serão resolvidas mediante negociações diplomáticas diretas.
Artigo Sétimo
O presente Protocolo entrará em vigor trinta (30) dias após o depósito dos instrumentos de ratificação de pelo menos um Estado Parte do MERCOSUL e por pelo menos um Estado Associado.
Para os demais Estados Partes, entrará em vigor no trigésimo dia posterior ao depósito de seu respectivo instrumento de ratificação.
Artigo Oitavo
O presente Protocolo poderá ser revisado de comum acordo por proposta de um dos Estados Partes.
Artigo Nono
O Governo da República do Paraguai será o depositário do presente Protocolo, bem como dos instrumentos de ratificação, e enviará cópias devidamente autenticadas dos mesmos aos Governos dos demais Estados Partes.
Da mesma forma, o Governo da República do Paraguai notificará os Governos dos demais Estados Partes sobre a data de entrada em vigor do presente Protocolo, e a data de depósito dos instrumentos de ratificação.
Feito na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, aos cinco (5) dias do mês de dezembro de 2002, em um original, nos idiomas português e espanhol, sendo ambos os textos igualmente autênticos.
Carlos Federico Ruckauf
República Argentina
Celso Lafer
República
Federativa do Brasil
José Antonio Moreno Ruffinelli
República do Paraguai
Didier Opertti
República Oriental do Uruguai
Carlos Saavedra Bruno
República da Bolívia
Soledad Alvear Valenzuela
República do Chile
ANEXO I
TABELA DE EQUIVALÊNCIAS
1. - Denominações equivalentes dos níveis de educação. Equivalência dos anos de escolaridade.
ARGENTINA |
BRASIL |
PARAGUAI |
URUGUAI |
CHILE |
BOLÍVIA |
||||
Anterior em Vigência |
Atual |
|
|
|
|
|
|
|
|
Ensino |
Inicial |
|
|
|
|
|
|
|
|
Pré-escolar |
5 anos |
|
|
|
|
|
|
|
|
1º Grau de Primária |
1º EGB |
1º Série |
1º EEB |
1º Primária |
1º Primária |
1º de Básica |
1º E. Básica = NB1 |
1º de Primária |
1º de Primária |
6 anos |
7 anos |
6 anos |
6 anos |
6 anos |
6 anos |
||||
2º Grau de Primária |
2º EGB |
2º Série |
2º EEB |
2º Primária |
2º Primária |
2º de Básica |
2º E. Básica = NB1 |
2º de Primária |
2º de Primária |
7 anos |
8 anos |
7 anos |
7 anos |
7 anos |
7 anos |
||||
3º Grau de Primária |
3º EGB |
3º Série |
3º EEB |
3º Primária |
3º Primária |
3º de Básica |
3º E. Básica = NB2 |
3º de Primária |
3º de Primária |
8 anos |
9 anos |
8 anos |
8 anos |
8 anos |
8 anos |
||||
4º Grau de Primária |
4º EGB |
4º Série |
4º EEB |
4º Primária |
4º Primária |
4º de Básica |
4º E. Básica = NB2 |
4º Primária |
4º Primária |
9 anos |
10 anos |
9 anos |
9 anos |
9 anos |
9 anos |
||||
5º Grau de Primária |
5º EGB |
5º Série |
5º EEB |
5º Primária |
5º Primária |
5º de Básica |
5º E. Básica = NB3 |
5º de Primária |
5º de Primária |
10 anos |
11 anos |
10 anos |
10 anos |
10 anos |
10 anos |
||||
6º Grau de Primária |
6º EGB |
6º Série |
6º EEB |
6º Primária |
6º Primária |
6º de Básica |
6º E. Básica = NB4 |
1º Intermediário |
6º Primária |
11 anos |
12 anos |
11 anos |
11 anos |
11 anos |
11 anos |
||||
7º Grau de Primária |
7º EGB |
7º Série |
7º EEB |
1º Ciclo Básico |
1º Ciclo Básico |
7º de Básica |
7º E. Básica = NB5 |
2º Intermediário |
7º de Primária |
12 anos |
13 anos |
12 anos |
12 anos |
12 anos |
12 anos |
||||
1º Ano de Secundária |
8º EGB |
8º Série |
8º EEB |
2º Ciclo Básico |
2º Ciclo Básico |
8º de Básica |
8º E. Básica = NB6 |
3º Intermediário |
8º de Primária |
13 anos |
14 anos |
13 anos |
13 anos |
13 anos |
13 anos |
||||
2º Ano de Secundária |
9º EGB |
|
9º EEB |
3º Ciclo Básico |
3º Ciclo Básico |
1º Educação Média |
1º Educação Média |
1º Média |
1º Secundária |
14 anos |
|
14 anos |
14 anos |
14 anos |
14 anos |
||||
3º Ano de Secundária |
1º Polimodal |
1º Ano |
1º Médio |
4º Ciclo Bacharelado |
1º Bacharelado Diversificado |
2º Educação Média |
2º Educação Média |
2º Média |
2º Secundária |
15 anos |
15 anos |
15 anos |
15 anos |
15 anos |
15 anos |
||||
4º Ano de Secundária |
2º Polimodal |
2º Ano |
2º Médio |
5º Ciclo Bacharelado |
2º Bacharelado Diversificado |
3º Educação Média |
3º Educação Média |
3º Média |
3º Secundária |
16 anos |
16 anos |
16 anos |
16 anos |
16 anos |
16 anos |
||||
5º Ano de Secundária |
3º Polimodal |
3º Ano |
3º Médio |
6º Ciclo Bacharelado |
3º Bacharelado Diversificado |
4º Educação Média |
4º Educação Média |
4º Média |
4º Secundária |
17 anos |
17 anos |
17 anos |
17 anos |
17 anos |
17 anos |
||||
12 Anos |
11 Anos |
12 Anos |
12 Anos |
12 Anos |
12 Anos |