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Presidência
da República |
Reeditada pela MPv nº 1.481-52, de 1997 |
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O
PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da
Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:
Art.
1º Os dispositivos adiante indicados da Lei nº 8.031, de 12 de abril de 1990,
passam a ter a seguinte redação:
"Art.
1º É instituído o Programa Nacional de Desestatização - PND, com os seguintes
objetivos fundamentais:
......................................................................................................................................
II
- contribuir para a reestruturação econômica do setor público, especialmente
através da melhoria do perfil e da redução da dívida pública líquida;
......................................................................................................................................
IV
- contribuir para a reestruturação econômica do setor privado, especialmente
para a modernização da infra-estrutura e do parque industrial do País, ampliando
sua competitividade e reforçando a capacidade empresarial nos diversos setores
da economia, inclusive através da concessão de crédito;
......................................................................................................................................
"Art.
2º Poderão ser objeto de desestatização, nos termos desta Lei:
I
- empresas, inclusive instituições financeiras, controladas direta ou
indiretamente pela União, instituídas por lei ou ato do Poder Executivo;
II
- empresas criadas pelo setor privado e que, por qualquer motivo, passaram ao
controle direto ou indireto da União;
III
- serviços públicos objeto de concessão, permissão ou autorização;
IV
- instituições financeiras públicas estaduais que tenham tido as ações de seu
capital social desapropriadas, na forma do Decreto-Lei nº 2.321, de 25 de
fevereiro de 1987.
§
1º Considera-se desestatização:
a)
a alienação, pela União, de direitos que lhe assegurem, diretamente ou através
de outras controladas, preponderância nas deliberações sociais e o poder de
eleger a maioria dos administradores da sociedade;
b)
a transferência, para a iniciativa privada, da execução de serviços públicos
explorados pela União, diretamente ou através de entidades controladas, bem como
daqueles de sua responsabilidade.
§
2º Aplicam-se os dispositivos desta Lei, no que couber, às participações
minoritárias diretas e indiretas da União, no capital social de quaisquer outras
sociedades.
§
3º Não se aplicam os dispositivos desta Lei às empresas públicas ou sociedades
de economia mista que exerçam atividades de competência exclusiva da União, de
que tratam os incisos XI e XXIII do art. 21, art. 159, inciso I, alínea "c",
e o art. 177 da Constituição, e ao Banco do Brasil S.A., não se aplicando a
vedação aqui prevista às participações acionárias detidas por essas entidades,
desde que não incida restrição legal à alienação das referidas participações.
......................................................................................................................................
§
5º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, por
determinação do Conselho Nacional de Desestatização - CND e por solicitação de
Estados ou Municípios, poderá firmar com eles ajuste para supervisionar o
processo de desestatização de empresas controladas por aquelas unidades
federadas, detentoras de concessão, permissão ou autorização para prestação de
serviços públicos, observado, quanto ao processo de desestatização, os
procedimentos estabelecidos nesta Lei.
§
6º Na hipótese do parágrafo anterior, a licitação para a outorga ou
transferência da concessão do serviço a ser desestatizado poderá ser realizada
na modalidade de leilão."
"Art.
4º As desestatizações serão executadas mediante as seguintes modalidades
operacionais:
I
- alienação de participação societária, inclusive de controle acionário,
preferencialmente mediante a pulverização de ações;
......................................................................................................................................
IV
- alienação, arrendamento, locação, comodato ou cessão de bens e instalações;
V
- dissolução de sociedades ou desativação parcial de seus empreendimentos, com a
conseqüente alienação de seus ativos;
VI
- concessão, permissão ou autorização de serviços públicos.
§
1º A transformação, a incorporação, a fusão ou a cisão de sociedades e a criação
de subsidiárias integrais poderão ser utilizadas a fim de viabilizar a
implementação da modalidade operacional escolhida.
§
2º Na hipótese de dissolução, caberá ao Ministério da Administração Federal e
Reforma do Estado acompanhar e tomar as medidas cabíveis à efetivação da
liquidação da empresa.
§
3º Nas desestatizações executadas mediante as modalidades operacionais previstas
nos incisos I, IV, V e VI deste artigo, a licitação poderá ser realizada na
modalidade de leilão."
"Art.
5º O Programa Nacional de Desestatização - PND terá como órgão superior de
decisão o Conselho Nacional de Desestatização - CND, diretamente subordinado ao
Presidente da República, integrado pelos seguintes membros:
I
- Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, na qualidade de Presidente;
II
- Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República;
III
- Ministro de Estado da Fazenda;
IV
- Ministro de Estado da Administração Federal e Reforma do Estado;
V
- Ministro de Estado da Indústria, do Comércio e do Turismo.
......................................................................................................................................
§
2º Das reuniões para deliberar sobre as desestatizações de empresas ou serviços
públicos participará, com direito a voto, o titular do Ministério, ao qual a
empresa ou o serviço público se vincule.
§
3º Quando se tratar de desestatização de instituições financeiras, participará
das reuniões, com direito a voto, o Presidente do Banco Central do Brasil.
§
4º Participará também das reuniões, sem direito a voto, o representante do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
§
5º O Conselho deliberará mediante resoluções, cabendo ao Presidente, além do
voto de qualidade, a prerrogativa de deliberar, nos casos de urgência e
relevante interesse, ad referendum do colegiado.
§
6º Quando deliberar ad referendum do Conselho, o Presidente submeterá a
decisão ao colegiado, na primeira reunião que se seguir àquela deliberação.
§
7º O Presidente do Conselho poderá convidar Ministros de Estado, bem como
representante de entidades públicas ou privadas, para participar das reuniões,
sem direito a voto.
§
8º O Conselho reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês, e,
extraordinariamente, sempre que for convocado por seu Presidente.
§
9º Nas ausências ou impedimentos do Ministro de Estado do Planejamento e
Orçamento, as reuniões do Conselho serão presididas pelo Ministro de Estado
Chefe da Casa Civil da Presidência da República.
§
10. Nas suas ausências ou impedimentos, os membros do Conselho serão
representados por substitutos por eles designados."
"Art.
6º Compete ao Conselho Nacional de Desestatização - CND:
I
- recomendar, para aprovação do Presidente da República, meios de pagamento e
inclusão ou exclusão, de empresas, inclusive de instituições financeiras,
serviços públicos e participações minoritárias no Programa Nacional de
Desestatização;
II
- aprovar, exceto quando se tratar de instituições financeiras:
a)
a modalidade operacional a ser aplicada a cada desestatização;
b)
os ajustes de natureza societária, operacional, contábil ou jurídica e o
saneamento financeiro, necessários às desestatizações;
c)
as condições aplicáveis às desestatizações;
d)
a criação de ação de classe especial, a ser subscrita pela União;
e)
a fusão, incorporação ou cisão de sociedades e a criação de subsidiária
integral, necessárias à viabilização das desestatizações;
f)
a contratação, pelo Gestor do Fundo Nacional de Desestatização, de pareceres ou
estudos especializados necessários à desestatização de setores ou segmentos
específicos;
g)
o relatório anual de suas atividades;
III
- determinar a destinação dos recursos provenientes da desestatização, observado
o disposto no art. 15;
IV
- expedir normas e resoluções necessárias ao exercício de sua competência;
V
- deliberar sobre outras matérias relativas ao Programa Nacional de
Desestatização que venham a ser encaminhadas pelo Presidente do Conselho.
......................................................................................................................................
§
2º Na desestatização dos serviços públicos, o Conselho Nacional de
Desestatização deverá recomendar, para aprovação do Presidente da República, o
órgão da Administração direta ou indireta que deverá ser o responsável pela
execução e acompanhamento do correspondente processo de desestatização, ficando
esse órgão, no que couber, com as atribuições previstas no art. 21 desta Lei.
§
3º O Conselho Nacional de Desestatização poderá baixar normas regulamentadoras
da desestatização de serviços públicos objeto de concessão, permissão ou
autorização, bem como determinar sejam adotados procedimentos previstos em
legislação específica, conforme a natureza dos serviços a serem desestatizados.
§
4º A desestatização de empresas de pequeno e médio portes, conforme definidas
pelo Conselho Nacional de Desestatização, poderá ser coordenada pela Secretaria
de Coordenação e Controle das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento e
Orçamento, competindo-lhe, nesse caso, exercer, no que couber, as atribuições
previstas no art. 21 desta Lei.
§
5º Compete ao Presidente do Conselho Nacional de Desestatização:
a)
presidir as reuniões do Conselho;
b)
coordenar e supervisionar a execução do Programa Nacional de Desestatização;
c)
encaminhar à deliberação do Conselho as matérias previstas no caput e nos
§§ 2º, 3º e 4º deste artigo;
d)
requisitar aos órgãos competentes a designação de servidores da Administração
Pública direta e indireta, para integrar os grupos de trabalho de que trata o
art. 21, inciso III, desta Lei.
§
6º A desestatização de instituições financeiras será coordenada pelo Banco
Central do Brasil, competindo-lhe, nesse caso, exercer, no que couber, as
atribuições previstas no art. 21 desta Lei.
§
7º A competência para aprovar as medidas mencionadas no inciso II deste artigo,
no caso de instituições financeiras, é do Conselho Monetário Nacional, por
proposta do Banco Central do Brasil.
§
8º Fica a União autorizada a adquirir ativos de instituições financeiras
federais, financiar ou garantir os ajustes prévios imprescindíveis para a sua
privatização, inclusive por conta de recursos das Reservas Monetárias, de que
trata o art. 12 da Lei nº 5.143, de 20 de outubro de 1966, com a redação dada
pelo art. 1º do Decreto-Lei nº 1.342, de 28 de agosto de 1974.
§
9º O disposto no parágrafo anterior se estende às instituições financeiras
federais que, dentro do Programa Nacional de Desestatização, adquiram ativos de
outra instituição financeira federal a ser privatizada, caso em que fica, ainda,
a União autorizada a assegurar à instituição financeira federal adquirente:
a)
a equalização da diferença apurada entre o valor desembolsado na aquisição dos
ativos e o valor que a instituição financeira federal adquirente vier a pagar ao
Banco Central do Brasil pelos recursos recebidos em linha de financiamento
específica, destinada a dar suporte à aquisição dos ativos, aí considerados
todos os custos incorridos, inclusive os de administração, fiscais e
processuais;
b)
a equalização entre o valor despendido pela instituição financeira federal na
aquisição dos ativos e o valor efetivamente recebido em sua liquidação final;
c)
a assunção, pelo Tesouro Nacional, da responsabilidade pelos riscos de crédito
dos ativos adquiridos na forma prevista neste parágrafo, inclusive pelas
eventuais insubsistências ativas identificadas antes ou após havê-los assumido,
respondendo, ainda, pelos efeitos financeiros referentes à redução de seus
valores por força de pronunciamento judicial de qualquer natureza.
§
10. A realização da equalização ou a assunção pelo Tesouro Nacional de que trata
o parágrafo anterior dar-se-ão sem prejuízo da responsabilidade civil e penal
decorrente de eventual conduta ilícita ou gestão temerária na concessão do
crédito pertinente."
"Art.
7º A desestatização de serviços públicos, efetivada mediante uma das modalidades
previstas no art. 4º, pressupõe a delegação, pelo Poder Público, de concessão ou
permissão do serviço, objeto da exploração, observada a legislação aplicável ao
serviço.
Parágrafo
único. Os princípios gerais e as diretrizes específicas aplicáveis à concessão,
permissão ou autorização, elaborados pelo Poder Público, deverão constar do
edital de desestatização."
"Art.
8º Sempre que houver razões que justifiquem, a União deterá, direta ou
indiretamente, ação de classe especial do capital social da empresa ou
instituição financeira objeto da desestatização, que lhe confira poderes
especiais em determinadas matérias, as quais deverão ser caracterizadas nos seus
estatutos sociais."
"Art.
9º Fica criado o Fundo Nacional de Desestatização, de natureza contábil,
constituído mediante a vinculação a este, a título de depósito das ações ou
quotas de propriedade direta ou indireta da União, emitidas por sociedades que
tenham sido incluídas no Programa Nacional de Desestatização.
§
1º As ações representativas de participações societárias minoritárias, incluídas
no Programa Nacional de Desestatização, serão, igualmente, depositadas no Fundo
Nacional de Desestatização.
§
2º Serão emitidos Recibos de Depósito de Ações - RDA, intransferíveis e
inegociáveis a qualquer título, em favor dos depositantes das ações junto ao
Fundo Nacional de Desestatização.
§
3º Os Recibos de Depósito de Ações - RDA, de cada depositante, serão
automaticamente cancelados quando do encerramento do processo de desestatização.
§
4º Os titulares das ações que vierem a ser vinculadas ao Fundo Nacional de
Desestatização manterão as ações escrituradas em seus registros contábeis, sem
alteração de critério, até que se encerre o processo de desestatização."
"Art.
10. A União e as entidades da Administração indireta, titulares das
participações acionárias das sociedades que vierem a ser incluídas no Programa
Nacional de Desestatização, deverão, no prazo máximo e improrrogável de cinco
dias, contados da data da publicação, no Diário Oficial da União,
da decisão que determinar a inclusão da sociedade no referido Programa,
depositar as suas ações no Fundo Nacional de Desestatização.
Parágrafo
único. O mesmo procedimento do caput deverá ser observado para a emissão
de ações decorrentes de bonificações, de desdobramentos, de subscrições ou de
conversões de debêntures, quando couber."
"Art.
11. Para salvaguarda do conhecimento público das condições em que se processará
a alienação do controle acionário de empresa, inclusive instituição financeira
incluída no Programa Nacional de Desestatização, assim como de sua situação
econômica, financeira e operacional, será dada ampla divulgação das informações
necessárias, mediante a publicação de edital, no Diário Oficial da União
e em jornais de notória circulação nacional, do qual constarão, pelo menos, os
seguintes elementos:
a)
justificativa da privatização, indicando o percentual do capital social da
empresa a ser alienado;
b)
data e ato que determinou a constituição da empresa originariamente estatal ou,
se estatizada, data, ato e motivos que determinaram sua estatização;
c)
passivo das sociedades de curto e de longo prazo;
d)
situação econômico-financeira da sociedade, especificando lucros ou prejuízos,
endividamento interno e externo, nos cinco últimos exercícios;
e)
pagamento de dividendos à União Federal ou a sociedades por esta controladas
direta ou indiretamente, e aporte de recursos à conta capital providos direta ou
indiretamente pela União Federal, nos últimos quinze anos;
f)
sumário dos estudos de avaliação;
g)
critério de fixação do valor de alienação, com base nos estudos de avaliação;
h)
valor mínimo da participação a ser alienada;
i)
a indicação, se for o caso, de que será criada ação de classe especial e os
poderes nela compreendidos."
"Art.
13. A alienação de ações a pessoas físicas ou jurídicas poderá atingir cem por
cento do capital votante, salvo disposição legal ou manifestação expressa do
Poder Executivo, que determine percentual inferior."
"Art.
15. Observados os privilégios legais e o disposto neste artigo, o titular dos
recursos oriundos da venda de ações ou de bens, deverá utilizá-los,
prioritariamente, na quitação de suas dívidas vencidas e vincendas perante a
União.
§
1º Os recursos recebidos em títulos e créditos serão utilizados na quitação de
dívidas vencidas até 31 de dezembro de 1992 e, a critério da União, na quitação
das demais dívidas vencidas ou vincendas.
§
2º Após as quitações a que se referem o caput e o parágrafo anterior, o
saldo dos recursos deverá ser objeto de permuta, por Notas do Tesouro Nacional
ou por créditos securitizados de responsabilidade do Tesouro Nacional, cujas
características e prerrogativas serão definidas por decreto;
§
3º O Tesouro Nacional poderá autorizar o titular dos recursos oriundos da venda
de ações ou de bens a utilizar títulos recebidos, de emissão de terceiros, para
pagamento a esses terceiros ou a outros alienantes no âmbito do Programa
Nacional de Desestatização.
§
4º Os títulos e créditos recebidos no âmbito do PND poderão ser atualizados e
remunerados pelos mesmos índices das Notas do Tesouro Nacional ou dos créditos
securitizados a serem utilizados na permuta a que se refere o § 2o,
desde a data da liquidação financeira da respectiva alienação das ações ou
bens."
"Art.
16. Fica o Presidente da República, por recomendação do Conselho Nacional de
Desestatização, autorizado a definir os meios de pagamento aceitos para
aquisição de bens e direitos no âmbito do PND, atendidos os seguintes
princípios:
I
- admissão de moeda corrente;
II
- manutenção da possibilidade de utilização, como meio de pagamento no âmbito do
PND, das Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento - OFND, das Letras
Hipotecárias da Caixa Econômica Federal - LH-CEF, bem como dos títulos e
créditos já renegociados e que, no momento da renegociação, eram passíveis dessa
utilização;
III
- manutenção da possibilidade de utilização, como meio de pagamento no âmbito do
PND, de títulos e créditos líquidos e certos diretamente contra a União, ou
contra entidades por ela controladas, inclusive aquelas em processo de
liquidação, desde que gozem de garantia ou coobrigação do Tesouro Nacional e que
venham a ser renegociados pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Parágrafo
único. O Presidente da República, por recomendação do Conselho Nacional de
Desestatização, poderá incluir novos meios de pagamento e modalidades
operacionais no PND."
"Art.
18. O preço mínimo de alienação das ações deverá ser submetido à deliberação do
órgão competente do titular das ações.
§
1º A Resolução do Conselho Nacional de Desestatização que aprovar as condições
gerais de desestatização será utilizada pelo representante do titular das ações
como instrução de voto para deliberação do órgão competente a que alude o
caput deste artigo.
§ 2º
O disposto neste artigo não se aplica aos casos de alienação de ações, bens ou
direitos quando diretamente detidos pela União."
"Art.
20. O Fundo Nacional de Desestatização será administrado pelo Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, designado Gestor do Fundo."
"Art.
21. Compete ao Gestor do Fundo:
I
- fornecer apoio administrativo e operacional, necessário ao funcionamento do
CND, aí se incluindo os serviços de secretaria;
II
- divulgar os processos de desestatização, bem como prestar todas as informações
que vierem a ser solicitadas pelos poderes competentes;
III
- constituir grupos de trabalho, integrados por funcionários do BNDES e suas
subsidiárias e por servidores da administração direta ou indireta requisitados
nos termos da alínea "d" do § 5º do art. 6º desta Lei, para o fim de
prover apoio técnico à implementação das desestatizações;
IV
- promover a contratação de consultoria, auditoria e outros serviços
especializados necessários à execução das desestatizações;
V
- submeter ao Presidente do CND as matérias de que trata o inciso II do art. 6º
desta Lei;
VI
- promover a articulação com o sistema de distribuição de valores mobiliários e
as Bolsas de Valores;
VII
- selecionar e cadastrar empresas de reconhecida reputação e tradicional atuação
na negociação de capital, transferência de controle acionário, venda e
arrendamento de ativos;
VIII
- preparar a documentação dos processos de desestatização, para apreciação do
Tribunal de Contas da União;
IX
- submeter ao Presidente do Conselho outras matérias de interesse do PND."
"Art.
23. Será de responsabilidade exclusiva dos administradores das sociedades
incluídas no Programa Nacional de Desestatização o fornecimento, em tempo hábil,
das informações sobre as mesmas, necessárias à execução dos processos de
desestatização.
Parágrafo
único. Será considerada falta grave a ação ou omissão de empregados ou
servidores públicos que, injustificadamente, opuserem dificuldades ao
fornecimento de informações e outros dados necessários à execução dos processos
de desestatização."
"Art.
24. Ao Gestor do Fundo Nacional de Desestatização caberá uma remuneração de 0,2%
(dois décimos por cento) do valor líquido apurado nas alienações para cobertura
de seus custos operacionais, bem como o ressarcimento dos gastos efetuados com
terceiros, necessários à execução dos processos de desestatização previstos
nesta Lei.
Parágrafo
único. Na hipótese de alienação de participações minoritárias, cujo valor seja
de pequena monta, a juízo do Gestor do Fundo Nacional de Desestatização, poderão
ser dispensados a cobrança de remuneração e o ressarcimento dos gastos de que
trata este artigo."
Art.
2º No caso de o Conselho Nacional de Desestatização deliberar a dissolução de
sociedade incluída no PND, aplicar-se-ão, no que couber, as disposições da Lei
nº 8.029, de 12 de abril de 1990.
Art.
3º O Gestor do Fundo manterá assistência jurídica aos ex-membros da Comissão
Diretora do Programa Nacional de Desestatização, na hipótese de serem demandados
em razão da prática de atos decorrentes do exercício das suas respectivas
funções no referido órgão.
Art.
4º A União transferirá ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -
BNDES 94.953.982 (noventa e quatro milhões, novecentos e cinqüenta e três mil,
novecentos e oitenta e duas) ações ordinárias nominativas e 4.372.154 (quatro
milhões, trezentas e setenta e duas mil, cento e cinqüenta e quatro) ações
preferenciais nominativas, de sua propriedade, no capital da Companhia Vale do
Rio Doce .
§
1º O BNDES, em contrapartida à transferência das ações pela União, pelo valor
nominal equivalente ao valor de venda das ações, deverá, alternativa ou
conjuntamente, a critério do Ministro de Estado da Fazenda:
a)
assumir dívidas, caracterizadas e novadas da União, nos termos dos atos legais
em vigor, relativas ao Fundo de Compensação de Variações Salariais - FCVS;
b)
transferir à União debêntures de emissão da BNDES Participações S.A. -
BNDESPAR, de sua propriedade, com as mesmas condições de rentabilidade e prazo
das dívidas a que se refere a alínea anterior.
§
2º Não se aplica ao produto da alienação das ações de que trata o caput
deste artigo o disposto no inciso III do art. 6º e no art. 15 da Lei nº 8.031,
de 1990, com a redação dada pelo art. 1_6 desta Medida Provisória, e na alínea
"a" do § 1º do art. 30 da Lei nº 8.177, de 1º de março de 1991, alterado
pela Lei nº 8.696, de 26 de agosto de 1993, com a redação dada pela Medida
Provisória nº 1.538-42, de julho de 1997.
§
3º As ações de que trata este artigo permanecerão depositadas no Fundo Nacional
de Desestatização, em nome do BNDES.
§
4º Até vinte dias antes da realização do leilão público especial de
desestatização da CVRD será efetivada a transferência de 62.000.000 (sessenta e
dois milhões) de ações ordinárias nominativas do total de que trata o caput
deste artigo, devendo as ações remanescentes ser transferidas no dia útil
seguinte ao da liquidação financeira do leilão.
§
5º As condições complementares à concretização da operação de que trata este
artigo serão regulamentadas por decreto do Presidente da República.
Art.
5º O BNDES destinará o produto da alienação das ações que lhe forem transferidas
na forma prevista no art. 4o,
desta Medida Provisória, à concessão de crédito para a reestruturação econômica
nacional, de forma a atender os objetivos fundamentais do Programa Nacional de
Desestatização, estabelecidos no art. 1º da Lei nº 8.031, de 1990, observado
ainda que:
I
- as operações serão registradas pelo BNDES em conta específica;
II
- as disponibilidades de caixa serão aplicadas conforme as normas emanadas do
Conselho Monetário Nacional;
III
- é vedada a concessão de empréstimo ou a prestação de garantias à Administração
Pública direta, indireta ou fundacional.
Parágrafo
único. Não se incluem na vedação de que trata o inciso III deste artigo:
a)
o repasse às empresas subsidiárias integrais do BNDES para a realização dos
respectivos objetos sociais;
b)
os empréstimos ao setor privado de que participem, na qualidade de agentes
repassadores, instituições financeiras públicas.
Art.
6º Ficam convalidados os atos praticados com base na Medida Provisória nº
1.481-50, de 12 de junho de 1997.
Art.
7º Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.
Art.
8º Revogam-se os arts. 17, 19, 22 e 26 da Lei nº 8.031, de 12 de abril de 1990.
Brasília,
11 de julho de 1997; 176º da Independência e 109º da República.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Pedro Malan
Antonio Kandir
Este texto não substitui
o publicado no D.O.U. de 12.7.1997 Edição extra